O Projeto e atividades

O Projeto Evita Dengue vem estudando, ao longo dos últimos anos, casos de dengue próximo a escolas municipais de Belo Horizonte. Participam deste estudo 58 escolas públicas da PBH, tendo sido convidadas cerca de 60 crianças de cada escola com idades entre 6 e 11 anos. Somente participam as crianças que concordaram e que os pais autorizaram.

Neste período, as crianças voluntárias são avaliadas em relação à incidência de dengue e participam de ações educativas em Dengue sob orientação de pesquisadores que estão semanalmente nas escolas conversando, debatendo e esclarecendo dúvidas tanto das crianças quanto das famílias e toda comunidade escolar.

Juntos

O que o projeto Evita Dengue vai avaliar

Antes deste estudo, foi realizada a liberação de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, pelas equipes da Prefeitura de BH em parceria com o WMP Brasil/Fiocruz – World Mosquito Program. Quando presente no Aedes aegypti, a Wolbachia não deixa o vírus da dengue se desenvolver bem, o que ajuda a reduzir a transmissão desta doença.

Como o projeto Evita Dengue vai ajudar

Portanto, o projeto Evita Dengue é uma estratégia inovadora de estudar mais uma forma de manter a doença controlada e as medidas adotadas neste estudo em conjunto com as medidas de prevenção da zoonoses podem ajudar.

Como VOCÊ pode ajudar

Todos os outros cuidados para eliminar focos do mosquito nos vários ambientes NUNCA podem parar. Assim como devem continuar as demais ações de controle do Aedes aegypti realizadas pela Gerência de Zoonoses da Prefeitura.



Rolar para cima